O dia depois do ontem...

Hoje acordei de mau humor, portanto se me vir pela rua finja que não me conhece;
Se me vir no transporte olhe a paisagem e deixe-me com os livros.
Talvez neles eu encontre algo que me faça rir ou então chorar.
Livros verdadeiros, que me falam de desprezo e invisibilidade.
Viva o Brasil! País de segregação e indiferença.
Viva o país capitalista e desumano.

Acho que hoje me dei conta que sou brasileira, acho que hoje percebi que não presto.
Não, não pense que não boto fé no Brasil e nos brasileiros apenas caiu em descrédito.
Ontem eu sorri, para o nascer do sol e o mar.
Hoje enraiveço-me da condição brasileira e do meu salário que não chega ao fim do mês.
Nem sempre sorrio e não farei isso com a missão de alguém agradar.

Queria morar frente ao mar, assim talvez eu sempre sorrisse, ou então logo me zangaria com o barulho ou então com os porcos que nele depositam seu lixo.

Tenho coisas a fazer, mas não tenho ânimo, apenas mau humor.
Espanta-se? Não seja hipócrita, já vivestes isso!
O bom é saber que assim como o sol as coisas vem e vão embora
e quem sabe o meu humor não seja um verdedeiro bem-me-quer, mal-me-quer e amanhã eu já encontre um bom motivo para sorrir, mesmo que não exista.

Socorro!

Arnaldo Antunes

Socorro!
Não estou sentindo nada
Nem medo, nem calor, nem fogo
Não vai dar mais pra chorar
Nem pra rir...

Socorro!
Alguma alma
Mesmo que penada
Me empreste suas penas
Já não sinto amor, nem dor
Já não sinto nada...

Socorro!
Alguém me dê um coração
Que esse já não bate
Nem apanha
Por favor!
Uma emoção pequena
Qualquer coisa!
Qualquer coisa
Que se sinta...

Tem tantos sentimentos
Deve ter algum que sirva
Qualquer coisa
Que se sinta
Tem tantos sentimentos
Deve ter algum que sirva...

Socorro!
Alguma rua que me dê sentido
Em qualquer cruzamento
Acostamento, encruzilhada
Socorro!
Eu já não sinto nada...

Socorro!
Não estou sentindo nada
Nem medo, nem calor, nem fogo
Nem vontade de chorar
Nem de rir...

Socorro!
Alguma alma
Mesmo que penada
Me empreste suas penas
Já não sinto amor, nem dor
Já não sinto nada...

Socorro!
Alguém me dê um coração
Que esse já não bate
Nem apanha
Por favor!
Uma emoção pequena
Qualquer coisa!
Qualquer coisa
Que se sinta...

Tem tantos sentimentos
Deve ter algum que sirva
Qualquer coisa
Que se sinta
Tem tantos sentimentos
Deve ter algum que sirva...

E tudo volta a ser como era antes....

Quinta com cara de sexta

Oba!!! Estamos a 10 horas de um feriadinho que poderemos ficar em casa com as pernas para o ar. Até entendo toda essa lógica de ano bissexto, mas com isso todos os feriados nacionais acabaram caindo no sábado e domingo! Vamos aproveitar este e comer muito chocolate e lembrar da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O próximo descanso extra será 21 de abril.

Os negros tem muito o que comemorar

Por Lucimara Savi

Um ano recheado de comemorações, é o que podemos dizer de 2008. Nestes 366 dias teremos muitos que serão datas importantes para os moradores do país chamado Brasil. Teremos as Olimpíadas, os 100 Anos de Imigração Japonesa e tantas outras datas que mereciam um texto à parte, mas este é para falar especialmente de um dia: 21 de março.

O dia 21 de março, além de ser comemorada a Paixão de Cristo pelos cristãos, é o "Dia Internacional de Combate ao Racismo, Xenofobia e a Intolerância". A data foi oficializada pela ONU para lembrar o massacre de Shaperville, África do Sul, ocorrido em 21 de março de 1960. Para se evitar que o preconceito gere novos massacres e, principalmente, combater ao racismo, é que a data é celebrada em todo o mundo.

Em Curitiba um grupo de negros resolveu ir mais além do que simplesmente lembrar a data e criaram a ONG “Instituto 21 de Março - Consciência e Direitos Humanos” que luta para combater o racismo no estado Paranaense, seja racial, de classes ou de gênero.

O Instituto é responsável por diversas ações afirmativas e de responsabilidade social como Projeto Balcão de Direitos, Projeto Centro de Referência em Direitos Humanos, Projeto S.O.S Racismo e Outras Formas de Discriminação, Projeto do Conselho Municipal de Política Racial e Proposta de Lei Estadual e Conselho Estadual de Política de Igualdade Racial, Projeto Cartão de Crédito para Afro-brasileiros e outros.

O Instituto 21 de Março realiza também palestras, a fim de conscientizar e tentar combater o racismo existente na população paranaense, que segundo o presidente do Instituto, Ademilson dos Santos, é uma das mais racistas do Brasil. Ademilson é um conhecido militante das causas negras e humanas e, por isso tem desenvolvido diversos projetos que aumentem a visibilidade e possibilite direitos iguais àqueles que sempre são vistos como minoria.

Vale lembrar que a população negra este ano ainda terá mais uma data a ser comemorada: os 120 Anos da Abolição da Escravatura, que é comemorada em 13 de Maio, data em que a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea e tornou livres àqueles que ajudaram a construir o Brasil.

A ONG Instituto 21 de Março - Consciência Negra e Direitos Humanos foi fundada em 21/03/2004 com a finalidade de promover a igualdade social, por meio de projetos de Lei, defesa dos direitos humanos e luta afim de garantir melhores condições de vida às classes minoritárias.

Contato:

Instituto 21 de Março - Consciência Negra e Direitos Humanos
Rua Vicente Spisla, 294 - Santa Cândida.

Telefones: 3257-7656 / 9675-1955
E-mail: instituto21demarco@yahoo.com.br
ade_milson@yahoo.com.br
Presidente: Ademilson Edson dos Santos

Diplomas falsos vendidos na web

A Polícia federal desmantelou hoje um esquema de fraude de diplomas de graduação com certificação do MEC. Por R$1,8 mil era possível conseguir diploma de engenharia, direito, farmácia, enfermagem e até medicina. O mentor da fraude é um jovem de 21 anos, que foi preso na cidade de Tangará, no estado do Mato Grosso.

A ação da Polícia Federal foi realizada simultaneamente em 14 Estados brasileiros, desde a manhã deste sexta-feira (14). A Operação Cola teve 34 mandados de busca e apreensão e está sendo realizada em conjunto da Delegacia Fazendária da Polícia Federal de Mato Grosso e São Paulo junto com a Unidade de Repressão de Crimes Cibernéticos.

Os pedidos eram realizados por um fórum de discussão na internet e enviado via e-mail, mediante o pagamento. Com o responsável pelo crime, que não teve seu nome divulgado, foram apreendidos cinco computadores e material para a confecção de novos diplomas.

Se pararmos para analisar, a diferença entre estes diplomas pela internet e o que algumas faculdades entrega aos seus formandos só se diferenciam pelo valor mais elevado ao final do curso, pois o resultado é o mesmo: diploma na mão e nenhum conhecimento!

A BandNews FM é eleita a melhor Rádio FM do país em 2007.



A emissora acaba de receber o conceituado Prêmio Veículos de Comunicação. A premiação, que completa 21 anos, reconhece o trabalho dos melhores do ano nas mais diversas mídias, incluindo TV, rádio, jornal e revista. O presidente da editora Referência, responsável pela eleição, diz que a BandNews FM fez por merecer. Armando Ferrentini garante que só os melhores vencem o Prêmio Veículos de Comunicação. Durante a cerimônia de entrega na noite de ontem, o publicitário Alex Periscinoto, um dos fundadores da Almap, falou da boa fase do rádio brasileiro. O diretor de Jornalismo da BandNews FM, André Luiz Costa, acredita que o prêmio é o reconhecimento de um trabalho de três anos. Ele lembra que a emissora criou uma nova audiência para o radiojornalismo ao inovar no modelo, no time e no estilo. Para André Luiz Costa, o Prêmio Veículos de Comunicação na categoria Rádio FM consagra o estilo jovem, dinâmico, inovador e moderno da BandNews FM.

Nova Iorque terá o primeiro governador negro e cego

Após ser envolvido em investigação sobre uma rede de prostituição de luxo, o governador de Nova York, o democrata Eliot Spitzer, anunciou sua renúncia nesta quarta-feira em coletiva de imprensa.

"Eu renuncio ao cargo de governador. Durante minha vida pública, sempre defendi que todos, seja qual for a função que desempenhem, assumam a responsabilidade por sua conduta", disse Spitzer na coletiva em Nova York, ao lado da mulher, Silda.

"Eu mantenho a crença de que, como seres humanos, nossa maior glória não consiste em nunca cairmos, mas sim em nos levantarmos novamente a cada queda", disse ainda Spitzer no anúncio.

O governador deixará o cargo na próxima segunda-feira (17). Seu vice, David A. Paterson, 53--que será o primeiro governador negro do Estado-- deverá substitui-lo em Albany, ocupando o cargo até 2010, quando termina oficialmente o mandato de Spitzer.

Desde a última segunda-feira (10), Spitzer enfrentava pressão para renunciar após uma reportagem do "New York Times" publicada na última segunda-feira (10) informar que ele era cliente de uma rede de prostituição de luxo. Segundo o jornal, autoridades americanas que investigavam a rede de prostituição gravaram uma conversa de Spitzer em Washington ao contratar os serviços de uma garota de programa.

Logo após estourar o escândalo, ele pediu desculpas a sua família e ao povo de Nova York por ter violado suas "obrigações familiares", mas não citou o caso. Spitzer não confirmou nem negou a reportagem.

Ao pedir desculpas, o governador, 48, casado há 21 anos e pai de três filhas, não falou sobre renunciar, mas disse que "a política a longo prazo não é sobre indivíduos, mas sobre idéias".

Presidente Lula sanciona Lei sobre experiência trabalhista

Proibição foi inserida na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Principal objetivo é tornar o mercado mais acessível ao jovem brasileiro.
André Luís Nery Do G1, em São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou lei, que foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (11), em que é vetado exigir de candidato a emprego que comprove experiência superior a seis meses no mesmo tipo de atividade prevista para a vaga.

A proibição foi inserida na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) por meio da Lei 11.644/08. Segundo a assessoria do Palácio do Planalto, a medida tem como principal objetivo tornar o mercado de trabalho mais acessível ao jovem brasileiro.

Segundo o Diário Oficial, foi acrescentado um artigo à CLT. O artigo 442-A diz: "Para fins de contratação, o empregador não exigirá do candidato a emprego comprovação de experiência prévia por tempo superior a 6 (seis) meses no mesmo tipo de atividade".

Apesar de o objetivo da lei ser voltado principalmente aos jovens, a lei deve vetar que seja exigida experiência superior a seis meses para cargos de chefia, como gerentes, ou mesmo para concursos públicos que são regidos pela CLT.

Para doutora em direito trabalhista Sônia Mascaro Nascimento, "o texto muito é genérico". "A lei não faz qualquer limitação [em relação ao cargo]. O artigo simplesmente diz que não é possível exigir experiência prévia de mais de seis meses", afirmou ela.

"Como não se fez nenhuma limitação, eu não posso interpretá-la limitativamente. Tenho que interpretá-la ampliativamente. Ela é genérica e, por isso, tenho que aplicá-la a todos. Tenho que aplicar quando for a contratação de um alto executivo, de um cargo técnico, especializado", disse Sônia ao G1.

Apesar de a empresa não poder exigir experiência superior a seis meses na função, ela pode exigir outros requisitos. "Se a empresa precisa de um profissional mais qualificado, ela pode fazer exigências de outra natureza", destacou.

Segundo o professor Marcel Cordeiro, especialista em direito trabalhista, a lei dá margem para isso. "Como é uma regra que visa coibir discriminação, ela pode ter uma interpretação mais ampla, mais abrangente", disse Cordeiro.

Concursos públicos

Segundo a doutora Sônia Nascimento, a lei também afeta os concursos públicos. "Esse artigo eu só aplico naqueles concursos que são regidos pela CLT. No setor público, nós temos também outras hipóteses, mas, quando for para a contratação de empregado regido pela CLT, tem que seguir isso."

Segundo ela, "como exigência, isso não pode mais ser colocado em um edital de concurso ou em um anúncio". "Não se pode mais exigir um período de mais de seis meses de experiência na função", afirmou.

Veja íntegra da lei publicada no Diário Oficial

"LEI Nº 11.644, DE 10 DE MARÇO DE 2008


Acrescenta art. 442-A à Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, impedindo a exigência de comprovação de experiência prévia por tempo superior a 6 (seis) meses.


O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º A Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1º de maio de 1943, passa a vigorar acrescida do seguinte art. 442-A:

"Art. 442-A. Para fins de contratação, o empregador não exigirá do candidato a emprego comprovação de experiência prévia por tempo superior a 6 (seis) meses no mesmo tipo de atividade."

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.


Brasília, 10 de março de 2008; 187º da Independência e 120º da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Tarso genro
José Antônio Dias Toffoli"

Biólogos descobrem nova espécie de perereca que carrega filhotes nas costas

Batizada de Gastrotheca pulchra, animal vive na mata atlântica do sul da Bahia. Girinos do anfíbio passam por toda a metamorfose no interior de bolsa dorsal da mãe.

Por G1

Eis um bicho que mereceria facilmente o título de perereca-canguru, e não pelas razões mais óbvias. Além de pular, a pequena Gastrotheca pulchra carrega seus filhotes numa bolsa até que eles estejam prontos para enfrentar seu habitat, a mata atlântica do sul da Bahia. A espécie acaba de ser apresentada à ciência por uma dupla de pesquisadores, numa prova de que ainda há muito a descobrir sobre os anfíbios da primeira região do Brasil a ter tido contato com os europeus.

A nova espécie foi descrita por Ulisses Caramaschi e Miguel Trefaut Rodrigues num artigo publicado no periódico científico "Boletim do Museu Nacional". "Eu não tenho a menor dúvida de que existem muitas outras espécies a serem coletadas e descritas", diz Rodrigues, que é pesquisador do Instituto de Biociências da USP.

Na verdade, a dificuldade de achar e descrever os bichos foi causada, em parte, pela ação humana. É que o abrigo preferido das pererecas do gênero Gastrotheca são as bromélias, plantas que acumulam água em seu interior. Nas regiões de mata atlântica do sul do Brasil, houve uma destruição sistemática de bromélias como medida de prevenção contra a malária. "As pessoas chegavam a ser pagas por queimar bromélia", conta Rodrigues - e, com isso, os anfíbios é que sofriam.

Junto com a descrição da nova espécie,que mede pouco mais de 3 cm, os pesquisadores também tentaram resolver a classificação das "primas" da Gastrotheca pulchra, chegando à conclusão de que existem cinco espécies do gênero na mata atlântica. Uma das dificuldades, explica Rodrigues, é ter de lidar com espécimes de museu que muitas vezes perdem as características necessárias para identificar uma espécie de anfíbio. "O canto e a coloração da pele são muito importantes, e você acaba perdendo isso nas coleções [de museu]", conta.

Malabarismos sexuais

A biologia reprodutiva das espécies brasileiras ainda é muito pouco conhecida, mas o que se sabe sobre suas primas que vivem na América do Sul do outro lado dos Andes indica um ciclo de vida bizarro, uma estranha mistura entre o que se espera de anfíbios e o que se espera de mamíferos.

Ao contrário do que se aprende na escola, nem todos os anfíbios botam seus ovos na água para que eles se transformem em girinos no meio aquático. As pererecas do gênero Gastrotheca se acasalam em bromélias, na época das chuvas - fase durante a qual o macho canta para atrair a fêmea. Rodrigues descreve o resto do processo:

"O macho e a fêmea entram em amplexo [uma espécie de abraço no qual o bicho do sexo masculino agarra a parceira por trás, numa espécie de chave-de-braço]. A fêmea põe ovo por ovo; o macho os agarra com as patas de trás, passa-os na sua cloaca e libera o esperma para fertilizá-los. Depois, coloca os ovos numa bolsa no dorso da fêmea", conta o biólogo.

Os ovos são grandalhões para o padrão dos anfíbios, cheios de vitelo (o "alimento" dos embriões). Com isso, os girinos podem passar todo o seu desenvolvimento protegidos nas costas da mãe, até saírem da bolsa com aparência idêntica às dos adultos da espécie, embora ainda bem pequenos.

Em algumas espécies do grupo, no entanto, pode acontecer de esse processo parar no meio do caminho; nesse caso, a mãe despeja os girinos parcialmente formados (já com patas, por exemplo) na água empoçada das bromélias, onde eles chegam à maturidade. Aparentemente, conta Rodrigues, o que controla o fato de o animal "escolher" um estilo ou outro de desenvolvimento é a quantidade de vitelo nos ovos.

Por que um anfíbio adotaria (inconscientemente, claro) esse método reprodutivo tão pouco ortodoxo? "Parece ser uma maneira de evitar os predadores do meio aquático", diz Rodrigues. Faz sentido: a mortalidade de girinos "nadadores" costuma ser maciça. Essa segurança ampliada para os filhotes faz com que as fêmeas de Gastrotheca "invistam" em poucos ovos com muito material nutritivo, e não em grandes quantidades de ovos, como fazem outras anfíbias.

Imigração Japonesa X Abolição da Escravatura















Olha, sinceramente não tenho nada contra os japoneses, aliás adoro seus costumes e cultura, até coleciono pequeninas gueixas, mas acho que algo está errado!
Este ano será comemorado os 100 anos de imigração japonesa, que foi quando o navio Kasato Maru ancorou no Porto de Santos no dia 18/06/1908, trazendo as primeiras 165 famílias japonesas que vislumbraram o sonho de uma vida melhor. As festas já começaram e em todos as mídias podemos ver o assunto sendo amplamente divulgado, seja nos meios jornalísticos ou de entretenimento, tem até quem esteja passando série japonesa, como é o caso da Rede Band. Não sei se todos se lembram, mas até no carnaval teve escola de samba com o tema, com direito a gueixa "postiça" e tudo mais. Acho tudo isso ótimo, mas tem algo que realmente me incomoda, e bastante.
Dia 13 de maio de 1888. Será que você sabe o que foi realizado neste dia? Com certeza é um fato bastante importante, que contribuiu para a formação do país que temos hoje. Nesta data foi assinada a Lei Áurea, pela Princesa Isabel, que acabava com a escravidão que se arrastou pelo Brasil Império. Este governo escravocrata foi responsável pela entrada de 6.723.850 africanos no Brasil, do séc. XVI ao XIX, segundo Mircea Buescu. Muitos morreram, para que o país se tornasse próspero e poucos ficassem com muito e eles, os muitos, ficassem com pouco. E isso até hoje não mudou. Estudos comprovam que a maioria dos escravos que foram libertados subiram os morros e formaram o que hoje conhecemos de favela. Deve ser justamente por isso que a dara não é lembrada, já que não envolve dinheiro e somos um país puramente capitalista. Japonês tem dinheiro, negro no Brasil (em sua grande maioria) tem necessidades!
Ou seja, em 2008 completam-se 120 anos que esse fato aconteceu, mas pelo visto a maioria não se lembra ou julga pouco importante.


Semana da mulher


Hoje oficialmente se inicia a semana da mulher, em comemoração ao Dia da Mulher, que é dia 8 de março. Essa é a data em que somos valorizas e celebradas, depois voltamos a ser aquelas que limpam a casa, cuidam dos filhos e estão sempre belas. Quem é mãe tem dois dias em sua homenagem.
Bom seria se todos se lembrassem que todos os dias são nossos e que sempre dissessem que somos importantes, assim como se lembram de nos pedir favores e criticar-nos.